O iPhone 15 será lançado na próxima terça-feira (12) e marcará o começo do fim do padrão Lightning, mas nem todos os produtos da Apple vão abandonar o conector imediatamente. Enquanto os AirPods Pro vão acompanhar o smartphone e adotar o USB-C, as versões básica e Max dos fones de ouvido deverão mudar de cabo só em 2024.
Os AirPods Pro vão apenas mudar de conector, trocando o Lightning pelo USB-C já nos próximos meses. Os outros modelos da linha de fones de ouvido sem fio devem passar por reformulações maiores em 2024.
AirPods e AirPods Max já estão “ultrapassados”
Os AirPods estão atualmente na terceira geração, lançada em 2021, enquanto os AirPods Max são os mesmos da estreia, em 2020. Já os AirPods Pro de segunda geração foram apresentados em setembro de 2022.
Na WWDC de 2023, a Apple anunciou vários novos recursos de software apenas para os AirPods Pro.
Entre eles, estão parar de tocar quando alguém fala com o usuário, áudio adaptativo para conseguir ouvir a música e o sons externos, e volumes personalizados para diversas condições de ruído no ambiente.
Ao atualizar software e conector apenas do modelo Pro, dá para imaginar o que a Apple está pensando: eles ainda têm lenha para queimar e faz sentido apenas substituir o conector do modelo atual.
Os outros modelos, no entanto, têm hardware com mais de dois anos e é melhor esperar a próxima geração para fazer a troca.
USB-C é decisão da União Europeia
O iPhone 15 será o primeiro smartphone da Apple a adotar o padrão USB-C, o mesmo usado pela maioria dos smartphones Android há alguns anos. Até mesmo produtos da própria marca da maçã, como iPads e Macbooks, já têm entradas para esse cabo.
O motivo da troca é uma decisão da União Europeia. O bloco tornou o USB-C obrigatório em todos os smartphones. A ideia é diminuir o lixo eletrônico: o consumidor poderá usar um mesmo carregador para vários dispositivos e não acumulará cabos inúteis.
Com informações: Bloomberg, The Verge