Existem cases de sucesso que atrapalham a carreira de um artista. Quer um exemplo? Despacito e Luis Fonsi. O hit bilionário, que marcou a transição do porto-riquenho para o gênero urbano, trouxe aquele fator surpresa para repertório do então baladista e causou furor no mercado, chegando até Justin Bieber e a números até então nunca vistos na indústria fonográfica.
O ano era 2017. Estamos em 2023 e Fonsi continua tentando repetir o “irrepetível”. Mesmo com desempenho pífio, segue apostando na fórmula de seu carro-chefe, já esgotada. Exemplo disso é Buenos Aires, single publicado nesta semana, que vale apenas os primeiros segundos da introdução à la tango. O restante é um amontoado de rimas pobres e ritmo saturado. Aliás, os últimos singles do artista de 45 minutos parecem uma mesma música entregue em partes separadas nas plataformas digitais.
Acabou a criatividade. Consequentemente, a qualidade. Hoje, ele vive das migalhas do passado.
De pioneiro, Luis Fonsi virou uma sombra do letrista de obras-primas da música latina como No Me Doy Por Vencido, Llueve Por Dentro, Aunque Estés Con Él, entre tantas outras.
O mau gosto chegou, inclusive, à estética. Buenos Aires chega com uma capa extraída diretamente do filme Barbie, sem nenhum contexto com a canção.
Já são seis anos. Tempo suficiente para o artista perceber que Despacito e depois, em menor escala, Échame La Culpa e Calypso,foram as exceções de seu catálogo. O álbum Vida, lançado em meio ao boom do reggaetón, deveria ser o ponto fora da curva, não a referência para todo o restante da carreira.
Muitos dos colegas que seguiram o seu exemplo lá atrás, pegando a esteira do sucesso da parceria icônica com Daddy Yankee, já abandonaram o barco. Ou, no mínimo, souberam mesclar a busca pelos charts e pelo mercado de números com sua própria essência musical. David Bisbal é um deles.
Outros, como Sebastián Yatra, fizeram o caminho inverso. Deixaram de ser 100% urbanos para enveredar, com sucesso, pelo pop.
Se o mercado é mutante, elástico, múltiplo, Luis Fonsi se tornou uma partitura de nota única. Trazendo para uma linguagem popular e bem brasileira, Fonsi saiu do elenco do BBB, foi para A Fazenda e, se continuar assim, chegará no máximo ao novo A Grande Conquista nos próximos anos.