Desafinar não teria sido mau negócio para Blanco. Durante a apresentação do single L’Isola Delle Rose, o artista chutou as flores que estavam no palco do Festival de Sanremo, gerando memes e colocando os apresentadores Amadeus e Gianni Morandi em situação delicada no evento ao vivo.
Vencedor da edição passada do festival ao lado de Mahmood com Brividi, o jovem foi vaiado e uma nova entrada no palco do Teatro Ariston foi recusada pelos espectadores. O ataque de fúria foi causado por uma falha no retorno. Blanco disse que não se ouvia durante a música.
Há, contudo, uma brecha na lei italiana para que casos como esse sejam punidos com até cinco anos de reclusão por “dano agravado”, informa o jornal La Stampa. As rosas que faziam parte da cenografia por conta da canção são símbolo da cidade. Sanremo é conhecida como a “Città dei fiori” (Cidade Das Flores).
A Justiça local foi acionada e o rapper será investigado, passando de campeão a inimigo número 1 de Sanremo em 12 meses.
No dia seguinte à histeria, ele chegou a enviar uma carta de desculpas pelo ocorrido.
“Justo aqui onde você me ensinou a correr, eu caí. Quebrei a cara e chorei, Ariston. Mas então eu rio, rio, rio, porque não sou perfeito como você queria. Ao final, sou eu mesmo, Ariston, e te quero com toda a minha loucura”, escreveu em um texto publicado no Instagram sob o título: Peço desculpas à cidade das flores.
Não há detalhes sobre o transcorrer do processo, nem sobre quem serão os personagens, além de Blanco, da investigação.