O Chrome é o navegador mais usado do mundo, mas enfrenta forte concorrência do Safari no iPhone. Para ganhar terreno na plataforma, a versão para iOS do aplicativo vai contar com uma ajudinha de outros serviços do Google.
O Google anunciou nesta terça-feira (20) quatro novidades para o Chrome no iOS. Agora, será possível dar uma olhadinha em endereços no mapa, criar compromissos na agenda e obter traduções rápidas. Em breve, haverá também a possibilidade de realizar pesquisas com a câmera.
Endereços no Google Maps agora estão no Chrome
Ao encontrar um endereço durante a navegação, o usuário poderá vê-lo no Google Maps.
O aplicativo vai usar inteligência artificial para detectar automaticamente o nome de ruas e avenidas. Aí, é só tocar, segurar, e escolher a opção para visualizar. Uma janela suspensa traz o mapa.
Também dá para pedir o caminho até lá — o Chrome pergunta se o usuário quer usar o Google Maps, o Waze ou o Apple Maps.
Navegador cria eventos no Google Calendar
A integração com o Google Calendar (ou Google Agenda, em português) é parecida.
Ao encontrar uma data, basta tocá-la e segurar. No menu de contexto, haverá a opção para criar um compromisso — o primeiro item é o Google Calendar, mas também dá para usar a agenda nativa do iPhone.
Então, é só colocar os detalhes do evento, como nome, horário e convidados.
Textos e sites podem ser traduzidos
O Tradutor também está na lista de novos recursos.
Ao selecionar um texto, o menu suspenso do iOS mostrará uma opção “Google Tradutor”, que traz a versão daquele trecho no idioma do usuário ou outro desejado.
Assim como os outros recursos, a resposta aparece numa janela suspensa, e basta arrastá-la para baixo para retomar a navegação.
Google Lens também estará no Chrome
Por fim, o Lens vai sair do app principal do Google e estará disponível no Chrome também.
Ao abrir uma nova aba, o ícone do recurso estará na barra de pesquisa. Basta tocá-lo para usar a câmera para fazer buscas a partir de imagens.
Os três primeiros recursos já estão disponíveis — testei e eles já aparecem no Chrome do meu iPhone. Já a integração com o Google Lens deve demorar alguns meses para ser liberada, segundo a empresa.
Com informações: Google, 9to5Google