A Polícia Federal (PF) em São Paulocumpriu nesta sexta-feira (3) mandado de busca e apreensão contra um dos principais suspeitos do esquema de lavagem dinheiro do crime organizado por meio de fundos de investimento e postos de combustível.
“A ação visa desarticular esquemas complexos de movimentação e ocultação de valores ilícitos no setor financeiro”, explicou a PF. O alvo, que não teve nome divulgado, é representante de uma gestora de fundos de investimento investigada no âmbito da megaoperação Quasar, deflagrada em agosto.
À época, outras duas grandes forças-tarefas, Carbono Oculto e Tank, revelaram infiltração de facções, como Primeiro Comando da Capital (PCC), nos setores de investimentos e combustíveis para lavar bilhões de reais do crime e ocultar patrimônios.
Esquema movimentou pelo menos R$ 140 bilhões de forma ilícita, segundo estimativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Das centenas de mandados expedidos em agosto, dezenas foram cumpridos na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em SP, centro financeiro do país. Investigados podem responder por crimes como gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro.


