Recrutadores estimam que até 50% dos currículos recebidos foram gerados por ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT e o Gemini. Eles contam que estão tendo que lidar com grandes quantidades de inscrições genéricas, escritas de formas parecida e cheias de palavras-chave.
Este número foi obtido pelo Financial Times em conversas com fontes do setor e pesquisas publicadas nos últimos meses. Ele se refere apenas aos currículos claramente escritos por IAs — na verdade, a quantidade real pode ser bem maior.
Para Victoria McLean, da consultoria de carreira CityCV, a escrita desajeitada e genérica é facilmente identificável. “Currículos precisam mostrar a personalidade, paixões e história do candidato, e uma IA não consegue fazer isso”, diz McLean.
Com o ChatGPT, o volume de inscrições aumentou e a qualidade do material enviado diminuiu, dificultando a tarefa de escolher um candidato para a vaga. “Definitivamente estamos vendo um volume maior e uma qualidade mais baixa, o que significa que está mais difícil filtrar”, diz Khyati Sundaram, diretora-chefe da plataforma de recrutamento Applied.
Os candidatos usam IA até mesmo para responder tarefas de avaliação. “Um candidato pode copiar e colar qualquer questão da inscrição no ChatGPT, e então copiar e colar a resposta no formulário”, explica Sundaram. Ela considera que a “barreira de entrada” está mais baixa.
ChatGPT pago dá vantagem
Uma dessas pesquisas foi feita pela empresa Neurosight, também da Inglaterra, especializada em recursos humanos. Segundo o levantamento, 57% de cerca de 1,5 mil estudantes entrevistados que procuram empregos recorreram ao ChatGPT.
A Neurosight também identificou que alunos que usam a versão Plus do ChatGPT conseguem passar em testes com mais facilidade do que os que ficam no plano gratuito. A assinatura, que custa US$ 20 mensais (aproximadamente R$ 110), oferece acesso a modelos de linguagem mais avançados.
E o que as empresas podem fazer para contornar tudo isso? A resposta é simples: recorrer à boa e velha entrevista. Nela, não dá para o candidato usar IA. “Tudo está sendo automatizado ao máximo, mas sempre haverá a necessidade da interação humana antes da seleção final”, diz Ross Crook, da agência de recrutamento Morgan McKinley.
Com informações: Financial Times, TechSpot