A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), um encontro de celebração com professores, coordenadores, gestores e diretores das unidades acadêmicas da capital e interior, para a exposição do painel de divulgação das avaliações externas dos cursos de graduação, entre 2022 e 2024. A cerimônia foi transmitida on-line para os municípios do interior e realizada, presencialmente, no auditório da Reitoria.
Em 2024, a universidade alcançou 7 notas máximas (5) nos cursos de graduação da avaliação externa do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Amazonas. Já em 2023, ao todo, foram 10 notas máximas e 2022 com 6 notas máximas.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, reforçou que a conquista foi um esforço conjunto com os docentes, coordenações e direções acadêmicas, além de procurar o que deve ser melhorado. “Estamos trabalhando para fortalecer a nossa universidade, promovendo melhorias estruturais e investindo em nossos professores. Isso exige planejamento e dedicação, mas acreditamos que, com o engajamento de todos, podemos superar desafios e alcançar melhores resultados”, disse.
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Fabio Carmo, os resultados refletem o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e a formação de qualidade. “Essas conquistas são fruto do empenho coletivo de nossos professores, técnicos e gestores, que trabalham diariamente para garantir um ensino superior cada vez mais qualificado. Temos grandes desafios pela frente, mas seguiremos avançando, buscando inovações e aprimoramentos para que nossos cursos continuem se destacando e oferecendo uma formação de excelência aos nossos estudantes”, afirmou.
O coordenador-geral de Qualidade da UEA, Prof. Dr. Raimundo Barradas, reforçou pontos que foram de grande contribuição para esse desempenho, como um bom acervo bibliográfico, uma biblioteca mais organizada. E acrescentou que já tem um planejamento para esse ano junto a Prograd em todas as áreas, “Tem todo um ciclo de formação preparado, mas tem, sobretudo, um ciclo de formação para professores, para a equipe diretiva das unidades, e para os discentes com uma programação de dois anos, que ocorrerá nos próximos dois anos. Já começou com a semana pedagógica e com o primeiro ciclo de formação. Estamos programando, agora, para maio o segundo ciclo de formação. E aí vamos diretamente para ações mais de perto, junto aos alunos mesmo”.
Também estiveram presentes na mesa da cerimônia, o coordenador de apoio ao ensino da Prograd, Prof. Dr. Whasgthon Aguiar; e a representante do CEE-AM, Marivalda de Souza Melo.
Nota máxima no curso de Dança da UEA
Uma das sete notas máximas da avaliação externa do CEE-AM pertence ao curso de Dança da capital, modalidade regular. A coordenadora do curso, Prof. Ma. Cintia Matos de Melo, reforçou que tanto o bacharelado quanto licenciatura conseguiram essa conquista. “Isso tem relação com o trabalho de uma equipe que estava bem sintonizada. Tanto do nosso corpo docente, os nossos alunos também, que foram muito parceiros nesse processo. A direção, a qualidade, a biblioteca, o pessoal desde a portaria, todos eles foram importantes nesse processo”, finalizou.