Tormenta. Bad Bunny está sendo processado em 40 milhões de dólares pela ex-namorada, Carliz De La Cruz Hernández, a qual alega que o cantor fez uso sem autorização de sua voz em duas canções.
No processo que corre em Porto Rico, Hernández afirma que nunca concordou, expressamente, que sua voz fosse gravada para ser usada publicamente em canções, performances ao vivo, programas de rádio e televisão ou qualquer outra mídia.
A ex-namorada de Bad Bunny sustenta, através do processo, que o uso de um áudio pré-gravado constitui uma violação de direitos morais, sob as regras da lei que regulamenta o plágio nos Estados Unidos, a qual preconiza que a prática de “samplear” qualquer tipo de som gravada exige licença -, bem como uma lei similar de Porto Rico, conhecido como ‘Ley de Derechos Morales de Autor’.
Ainda, Carliz, alega que o uso não autorizado também viola a ‘Ley del Derecho sobre la Propria Imagen’, uma vez que explora comercialmente, não apenas sua voz, como sua identidade.
De acordo com o processo, Hernández e Bad Bunny começaram a se relacionar em 2011, quando ambos trabalhavam em um supermercado em Vega Baja, cidade natal de Bad Bunny, em Porto Rico. Na época, ele era apenas um aspirante à artista e frequentemente pedia opiniões a ela sobre sua música. Além de dar o feedback em relação à sonoridade, a namorada ajudava a organizar performances, resumos e contratos.
O objeto material do processo, porém, é um áudio mandado por Hernández através de um aplicativo de mensagens, onde diz a frase ‘Bad Bunny Baby’. Segundo a mulher, o cantor pediu explicitamente que fizesse a gravação. Assim, a primeira vez que sua voz foi utilizada, sem permissão expressa ou créditos, foi na canção ‘Pa’ Ti’ (feat. Bryant Myers), onde pode ser ouvida no minuto 2:40 da faixa trap.
A frase também é usada na faixa ‘Dos Mil 16’, do super álbum de 2022, ‘Un Verano Sin Tin’. Nesse caso, Hernández afirma que os advogados de Bad Bunny entraram em contato no dia 5 de Maio de 2022, um dia antes do lançamento do álbum, oferecendo 20.000 dólares pelo uso de sua voz.
No dia seguinte, antes que pudessem chegar a qualquer acordo, o álbum foi lançado com a faixa referida, que chegou ao 55° lugar da Billboard Hot 100 e ao 16° lugar da Hot Latin Songs. Ainda, no momento, conta com mais de 60 milhões de visualizações no Youtube.
Além de Bad Bunny, sua ex-namorada está processando a Rimas Entertainment, que lançou ‘Pa’ Ti’ e o álbum ‘Un Verano Sin Ti’. A Billboard procurou as partes para comentar o problema legal, mas não teve retorno.