A GAIA estreou no cenário internacional em grande estilo com o Festival Extravaganza, que colocou a cultura brasileira no centro das atenções em Hong Kong. Foram mais de 20 mil pessoas celebrando a arte do Brasil com uma programação gratuita e vibrante, que teve como ponto alto o desfile inédito de uma escola de samba na Disneyland asiática.
A produtora foi criada por Tatiana e Stefan Matzinger, que escolheram o Brasil como base criativa e estratégica por acreditarem no potencial transformador da arte e da cultura brasileira no mundo. Mesmo em seu projeto inaugural, a empresa já anuncia novos passos: planeja expandir o Festival Extravaganza para outros países da Ásia e desenvolver novas iniciativas na região.
Realizado no icônico AIA Vitality Park, o Extravaganza ocupou Hong Kong com 10 horas diárias de programação gratuita, que incluiu shows, desfiles, oficinas, gastronomia e experiências imersivas. Além disso, o festival promoveu ativações em locais emblemáticos como o Carlyle no Hotel Rosewood, o Central Market e o Lee Tung Avenue.
Um dos momentos mais marcantes foi o desfile Extravaganza na Disneyland Hong Kong, com a presença de todo elenco vindo do Rio de Janeiro e da Bahia, tendo como destaque a participação da escola de samba Unidos de Padre Miguel – a primeira a se apresentar no parque.
O festival também promoveu workshops culturais em escolas públicas de Hong Kong, alcançando cerca de 400 alunos que aprenderam sobre samba, capoeira e futebol freestyle com artistas brasileiros.
Com presença de autoridades locais e representantes do governo brasileiro, o evento ainda contou com experiências como a caipirinha oficial do festival, um espaço instagramável com fantasias de carnaval e a exposição fotográfica “When Brazil Meets Hong Kong”, com registros do fotógrafo Brian Ching sobre o Carnaval carioca.
“Nosso propósito com a GAIA é expandir fronteiras e criar oportunidades para que a arte brasileira alcance e encante públicos globais”, afirma Tatiana Matzinger, diretora do festival. Para Stefan Matzinger, CEO da GAIA, o sucesso do Extravaganza é só o começo: “Vamos expandir para outros países da Ásia e fortalecer cada vez mais a presença da cultura brasileira no exterior.”
O Festival Extravaganza, primeiro projeto da GAIA, consolida-se como um marco na internacionalização da cultura brasileira, demonstrando que criatividade, arte e negócios podem andar juntos na construção de conexões globais.