Além de monitorar exercícios e a saúde do usuário, o Galaxy Watch 4 e o Galaxy Watch 5 também contam com uma opção para controlar a câmera do smartphone à distância. Mas sempre há espaço para melhorias: a Samsung anunciou, nesta terça-feira (14), uma opção para utilizar o zoom ao tirar fotos pelos relógios com WearOS.
A atualização começou a ser liberada no Brasil cerca de um mês após a estreia global. Em nota à imprensa, a fabricante informou que a mudança incrementa a lista de recursos do aplicativo Controlador de Câmera, que já vem instalado no relógio ao adquiri-lo.
Através desse update, os usuários conseguem administrar o zoom da câmera sem ter que recorrer ao celular. Ou seja, assim como o foco, que é facilmente ajustável pelo smartwatch, os usuários também contarão com uma ferramenta para afastar ou aproximar as imagens de objetos ou pessoas em destaque.
“O zoom do Controlador da Câmera é aproximado ou afastado com um simples toque no mostrador do relógio inteligente ou ao movimentar do painel giratório”, explicaram. Lembrando que as edições convencionais também contam com uma coroa digital.
Controle de zoom chega ao Galaxy Watch 4 e 5
Para ter acesso à atualização, é preciso ter um Galaxy Watch 4, Watch 4 Classic, Watch 5 e Watch 5 Pro, que chegam aos consumidores com WearOS.
De acordo com o changelog, o novo recurso desembarca nos dispositivos com o pacote R870XXU1GWB1, que também traz o patch de segurança de janeiro de 2023.
Todavia, não são todos os usuários que poderão utilizar o novo recurso neste momento. As notas de atualização informam que o “recurso suporta apenas modelos topo de linha lançados após o Samsung Galaxy S20 e Z Flip com One UI 5.1 ou superior”.
Sendo que só agora que a One UI 5.1 começou a ser distribuída… no exterior. Felizmente, o Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra vendidos no Brasil já contam com a nova versão da interface.
De teimoso, tentei explorar o recurso no meu Galaxy Watch 4 atualizado. Mas, como o meu Galaxy S22 ainda está com a One UI 5.0, não tive sucesso na empreitada.
Mas a atualização traz outras novidades que podem ser exploradas por agora, como a nova opção de diagnóstico pelo Samsung Members. Também há melhorias para tornar o relógio mais estável no dia a dia.
Não há previsão de liberação do novo recurso para as gerações anteriores, que são movidas pelo Tizen.
Com informações: Samsung (Newsroom)