Você sabe onde fica Anguila? Eu jamais saberia apontar no mapa. Esta pequena ilha caribenha de 15 mil habitantes deve ganhar uma bela grana nos próximos anos. Ela detém a um tesouro improvável: seu domínio de internet, o .ai, muito usado por empresas de inteligência artificial.
Desde os anos 1990, Anguila recebeu o domínio .ai para representar os endereços de sites do país. É igual o .br no Brasil.
Em inglês, inteligencia artificial é “artificial intelligence”, e a sigla AI é muito usada. Logo, as empresas do setor se interessaram. Como este campo está em alta, a tendência é que este número cresça.
Stability.ai, X.ai e Character.ai são alguns exemplos de empresas que se aproveitaram do .ai no nome e no domínio.
Mesmo gigantes como Google e Meta têm os endereços Google.ai e Facebook.ai para as páginas de iniciativas neste campo. A Microsoft.ai, por exemplo, usa a URL para mostrar os serviços de IA da Azure.
Segundo Vince Cate, engenheiro de software que trabalha como um dos administradores do domínio .ai, são 287.432 sites registrados. O número dobrou no último ano.
O país aproveitou o boom da inteligência artificial para subir o preço em meados de abril: de US$ 120 para US$ 140 por dois anos de registro.
Cate estima que os direitos do .ai vão render entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões para Anguila em 2023, contra US$ 6,9 milhões em 2022. Essa cifra é bem relevante: o produto interno bruto (PIB) do país é de cerca de US$ 300 milhões anuais, e as receitas recorrentes no orçamento estão estimadas em US$ 107 milhões.
Domínios de Tuvalu e Montserrat também despertam interesse
Anguila não está sozinha entre os países minúsculos com domínios que interessam empresas de outros lugares.
Um exemplo é Tuvalu. O pequeno país da região da Polinésia, com 11 mil habitantes, é o detentor do .tv, usado por emissoras de todo o mundo. Assim como acontece em Anguila, o registo é uma das principais fontes de receita do governo.
Outro caso é Antígua e Barbuda. O país caribenho detém o domínio .ag. Pode não parecer muito interessante, mas ele é bastante usado por empresas alemãs, por causa do termo “Aktiengesellschaft”. Ele equivalente a uma “sociedade anônima” aqui no Brasil — ou seja, o .ag é para eles o que o .sa seria para nós.
Já Montserrat tem o domínio .ms. A principal empresa a usá-lo é a Microsoft, como encurtador de URLs em vários serviços.
Com informações: Bloomberg