Resumo
- Instagram está exibindo anúncios sem possibilidade de pular. A novidade tem sido testada há mais de um ano e aparece principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
- O formato “ad breaks” faz com que as propagandas apareçam nos stories e durem alguns segundos. Usuários relatam que isso ocorre também no feed.
- A mudança vem sendo testada desde junho de 2024, mas o Instagram ainda não confirmou se ela será permanente.
O Instagram está exibindo anúncios sem dar a opção de pulá-los. O novo formato de publicidade, que vem sendo testado há pouco mais de um ano, tem aparecido com mais frequência para usuários nos Estados Unidos e na Europa.
O jornalista Thomas Ricker, editor do Verge, disse ter recebido três “Pausas para anúncios” (ou “ad breaks”, em inglês) em dois dias no Instagram. A propaganda surge nos stories e dura alguns segundos, obrigando o usuário a esperar antes de continuar visualizando as publicações.
Nos comentários, outras pessoas dizem que estão recebendo esse tipo de anúncio nos últimos meses, tanto nos stories quanto no feed, inclusive logo após abrir o app. Uma delas relata que isso já acontece há algum tempo na Europa.
Um usuário notou que as propagandas “impuláveis” começaram a aparecer após desativar os anúncios direcionados — Ricker contou que também mudou essa configuração, o que indica que pode ser esse o motivo de estar vendo publicidade obrigatória.
Uma forma de driblar a propaganda forçada é fechar os stories e abrir, em seguida, os posts do primeiro usuário não visualizado. No feed, porém, parece não haver forma de se livrar do anúncio.
Testes começaram em 2024
Os testes com “ad breaks” começaram por volta de junho de 2024. Na ocasião, o Instagram afirmou estar “sempre testando formatos que possam gerar valor para anunciantes” e que daria notícias caso o teste levasse a mudanças na rede social.
Propagandas “obrigatórias” não são novidade na internet. O YouTube tem anúncios que não podem ser pulados — na TV, eles podem chegar a 60 segundos. Os Shorts do YouTube e o TikTok também têm publicidade, mas não forçam o usuário a vê-las até o fim. Mesmo assim, há formas de evitar que o usuário fuja desse tipo de conteúdo.
Com informações do Verge