O Google encerrou o encurtador de URLs goo.gl em 2019, mas os links encurtados com ele seguiam funcionando. Isso vai mudar em breve: todos os endereços existentes no goo.gl deixarão de funcionar a partir de agosto de 2025. É o “cemitério do Google” aumentando de tamanho.
De acordo com o companhia, uma porcentagem dos links do goo.gl exibirá uma página intermediária com o aviso de que aquele endereço não será mais suportado. O usuário terá que clicar ou tocar no botão “Continuar” para seguir para o endereço de destino.
Esse aviso será exibido a partir de 23 de agosto de 2024, de modo progressivo. A porcentagem de links que o mostrarão aumentará progressivamente até 25 de agosto de 2025. Depois dessa data, toda tentativa de acesso a um link goo.gl levará para um aviso de erro 404 (página não encontrada).
Goo.gl deixou de encurtar links em 2019
O goo.gl deixou de encurtar links em abril de 2019. No entanto, todos os links gerados no serviço até o encerramento da função continuavam funcionando, isto é, direcionando aos endereços de destino.
Na época, o Google recomendou aos desenvolvedores que passassem a encurtar URLs no Firebase Dynamic Links. Surpreendentemente (ou não), esse serviço também foi descontinuado. Os links gerados por meio dele também só irão funcionar até 25 de agosto de 2025.
Mais um serviço para o cemitério do Google
Com a recente decisão do Google de fazer os links gerados no goo.gl deixarem de funcionar, o serviço passará a fazer parte do “cemitério do Google” de modo definitivo, ou seja, entrará para a numerosa lista de serviços que a companhia descontinuou.
O encurtador de links surgiu em 2009 sob o nome Google URL Shortener. No começo, só era possível encurtar links no serviço usando a Barra de Ferramentas do Google (outro serviço descontinuado) e o Feedburner (para geração de feeds RSS).
Depois de algum tempo, o Google passou a permitir encurtamentos de links diretamente no endereço goo.gl.
Para quem ainda faz questão de encurtar links, serviços como TinyURL e Bitly continuam funcionando.