O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) segue atuando no combate a um incêndio de grandes proporções que atinge, desde a tarde desta terça-feira (5), as empresas Effa Motors e Valflm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial II, Zona Leste de Manaus. Já são mais de oito horas de combate ininterrupto.
Segundo os Bombeiros, o sinistro ainda não foi controlado, em razão da natureza altamente inflamável dos materiais presentes nas edificações, como pneus, combustíveis, veículos, componentes plásticos e materiais industriais tóxicos, o que intensifica e prolonga as chamas.
A operação mobiliza um grande efetivo: 148 militares e 26 viaturas, incluindo equipamentos especializados como Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate.
O Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foi acionado às 12h10, e a primeira viatura chegou ao local às 12h22. Além de água, os agentes utilizam Líquido Gerador de Espuma (LGE), que potencializa o combate ao fogo. Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) também está sendo usada para monitoramento aéreo e apoio tático.
A ocorrência segue em andamento. Novas informações serão divulgadas após a conclusão da operação.