Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    Populares

    Pais e filhos se encontram no ‘Altas Horas’ em especial de Dia dos Pais

    9 de agosto de 2025

    Joel Datena lamenta morte e desabafa ao vivo: “Esse tipo de gênio aqui é imortal”

    8 de agosto de 2025

    Presidente Roberto Cidade propõe protocolo integrado que amplia atendimento a ribeirinhos impactados por cheias e vazantes

    8 de agosto de 2025
    Trending
    • Pais e filhos se encontram no ‘Altas Horas’ em especial de Dia dos Pais
    • Joel Datena lamenta morte e desabafa ao vivo: “Esse tipo de gênio aqui é imortal”
    • Presidente Roberto Cidade propõe protocolo integrado que amplia atendimento a ribeirinhos impactados por cheias e vazantes
    • Galaxy S24 FE tem desconto de 45% com cupom no Magalu
    • “Wicked”: Gloria Groove faz história como Madame Morrible com ingressos quase esgotados
    • Fausto Silva passa por novo transplante e retransplante em São Paulo, diz boletim médico
    • O RBD é um circo. E o palhaço é você!
    • Em defesa dos mais vulneráveis, Roberto Cidade propõe criação do Cadastro Estadual de Pacientes com Doenças Raras no Amazonas
    sábado, 9 agosto
    Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    • Famosos

      Bispo Geldi Batista ex de Isa Reis apresenta sua nova namorada

      3 de março de 2023

      Tati Zaqui: Conheça a trajetória de sua carreira que é um sucesso

      23 de fevereiro de 2023

      A vida amorosa de Juliana Caetano, a cantora mais sexy do forró

      16 de fevereiro de 2023

      Saiba porque os Yanomamis corre risco a sua sobrevivência

      15 de fevereiro de 2023

      Porque os franceses odeiam a série Emily em Paris.

      4 de janeiro de 2022
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Galaxy S24 FE tem desconto de 45% com cupom no Magalu

      8 de agosto de 2025

      “Wicked”: Gloria Groove faz história como Madame Morrible com ingressos quase esgotados

      8 de agosto de 2025

      O RBD é um circo. E o palhaço é você!

      7 de agosto de 2025

      Chyno Miranda preocupa fãs ao aparecer desorientado em show

      7 de agosto de 2025

      “Wicked”: Gloria Groove faz história como Madame Morrible com ingressos quase esgotados

      8 de agosto de 2025

      Faustão, de 75 anos, está internado no hospital Albert Einstein, em SP

      7 de agosto de 2025

      Associação Nanismo Brasil vai denunciar Nattan ao MP após cantor pagar R$ 1 mil para homem beijar mulher com nanismo em show

      6 de agosto de 2025

      Ikaro Kadoshi celebra 25 anos de carreira com o novo “Dragzíssima” e estreia no teatro

      5 de agosto de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    Início » Na hora de se organizar, um aplicativo não é o suficiente
    na-hora-de-se-organizar,-um-aplicativo-nao-e-o-suficiente
    Tecnologia

    Na hora de se organizar, um aplicativo não é o suficiente

    RSSBy RSS26 de maio de 20235 min de leitura
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    Entre no YouTube e pesquise por “produtividade” ou “organização”. Entre os resultados, você encontrará muitas recomendações de aplicativos ou dicas de como usar a ferramenta X ou Y para driblar a procrastinação e se tornar um profissional (ou pessoa) melhor.

    Na hora de se organizar, um aplicativo não é o suficiente (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

    Faz sentido. Trello, Notion, Todoist e outras tantas soluções são realmente úteis em diversos contextos. Cada uma tem suas qualidades e defeitos, assim como detratores e defensores fieis, mas é inegável que, se desejamos ser mais organizados, ferramentas como essas tendem a ajudar.

    Tanto é assim que muitas delas, inicialmente criadas para o contexto do trabalho, começaram a ganhar usos mais amplos. Uma matéria recente do MIT Technology Review ilustra isso ao apontar pessoas que planejam a vida inteira através do Notion. Tudo: das tarefas profissionais às demandas pessoais, passando pelo controle dos filmes e séries já assistidos.

    “Conheça O MELHOR aplicativo de tarefas e produtividade”, promete um vídeo. “Como organizar a sua vida no Aplicativo X”, diz outro. É quase como se o estado ideal de organização estivesse a uma ferramenta de distância. Na prática, a coisa tende a ser mais complicada do que isso.

    A lista de tarefas e a lista da vergonha

    Nossa relação com as diversas soluções disponíveis para tarefas, notas e controle de agenda foi o tema do Tecnocast 289. O que fica claro no episódio é que as promessas de que um determinado aplicativo vai resolver os seus problemas são um tanto exageradas.

    Primeiro devido ao aspecto essencialmente pessoal da coisa. Podemos passar horas discutindo os prós e contras de cada ferramenta de organização e produtividade e não chegar a um acordo sobre qual é a melhor.

    O Notion, por exemplo, é amado por muitos pelo alto grau de customização, mas detestado por outros tantos pelo mesmo motivo. Da mesma forma, o Evernote pode ser considerado limitado demais por quem prefere Todoist ou Google Keep.

    A verdade é que usamos aquilo que funciona para nós, não necessariamente convencidos por argumentos a respeito de design ou melhores funcionalidades, mas simplesmente por uma afinidade com certos apps. Cada um tem seus rituais e preferências, por vezes incompreensíveis para outros.

    Notion: amado e odiado pelas mesmas razões (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    Em segundo lugar, há que se considerar o método utilizado. Uma ferramenta é apenas metade do caminho, o local onde se concentra o fluxo de tarefas, anotações e demais elementos com os quais é necessário lidar. Sem um sistema, estaremos apenas nos desorganizando numa plataforma diferente.

    Esse processo é descrito no ótimo artigo “Hundreds of Ways to Get S#!+ Done—and We Still Don’t”, da Wired. O autor, Clive Thompson, descreve esse processo da perda de controle sobre as próprias tarefas. Você até consegue se entender bem com uma ferramenta por um tempo, mas em algum momento o trem sai dos trilhos.

    A lista de afazeres não concluídos se torna, então, uma lista da vergonha. E a reação de muitos de nós a isso pode ser a desistência completa: largar o aplicativo em questão, deixando para trás as tarefas incompletas, e tentar outro. Vai que dessa vez dá certo.

    Mas essa é uma dificuldade nossa, não dos aplicativos. Thompson, que tem conhecimentos de programação, chegou a desenvolver o seu próprio app, e nem assim o problema teve fim. A lista da vergonha ainda voltava para assombrá-lo.

    O aplicativo perfeito não existe

    Um dos motivos desse impulso de abandonar uma solução de produtividade após perder o controle sobre as próprias tarefas pode estar na própria facilidade de usar os aplicativos.

    Basta um clique para inserir uma nova tarefa no seu fluxo de trabalho. Adicionar uma anotação entre as várias que você já tem salvas é igualmente simples. A ausência de fricção faz sentido do ponto de vista do usuário. Afinal, você não pode perder tempo num dia corrido: é abrir o app, acrescentar a demanda e pronto.

    Dá até para entender de onde vem esse raciocínio. Nosso foco tende a se fixar em tarefas não concluídas. É o que constatou a psicóloga Bluma Zeigarnik numa série de experimentos conduzidos na década de 1920. Sendo assim, a ideia de criar novas tarefas ou lembretes para si mesmo funciona como um estímulo para que a atenção não se afaste daquele afazer específico.

    Tarefas, tarefas por toda parte (Imagem: Patrick Perkins/Unsplash)

    Só que isso pode acelerar a descida para o caos. Novas tarefas vão sendo inseridas desordenadamente, e anotações ficam soltas e sem uma conexão clara umas com as outras. Pode parecer que jogar tudo num aplicativo vai tornar os processos mais fáceis, mas organizar as coisas não é apenas isso.

    Daí a importância de um método que funcione para você. No Tecnocast 289, discutimos o GTD, muito recomendado por membros da bancada. Se você é daqueles que fazem muitas anotações, há sistemas específicos até mesmo para isso, como o Zettelkasten. Não faltam métodos para tornar o uso das ferramentas mais proveitoso.

    Infelizmente, não há um aplicativo milagroso, por melhores que sejam as opções disponíveis. Não se deixe enganar pelas thumbnails e títulos chamativos do YouTube.

    NotionOrganizaçãoProdutividadeTodoistTrelloEvernoteGoogle Keep

    Administração Analise de sistemas aplicativo Aplicativos e Software Bluetooth Ciência Ciência da computação Comunicação Dados digitais educação Engenharia Formação profissional geral Gestão da tecnologia da informação hora Indústria Informação Inovação Inovação tecnologia nÃo Notion Organização organizar, Processos da gerência de projetos Produção Produtividade Programador Redação Revolução Serviço Sociedade Startup suficiente Tecnologia da informação Tecnologias da informação e comunicação Todoist Trello
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    Pais e filhos se encontram no ‘Altas Horas’ em especial de Dia dos Pais

    9 de agosto de 2025

    Joel Datena lamenta morte e desabafa ao vivo: “Esse tipo de gênio aqui é imortal”

    8 de agosto de 2025

    Presidente Roberto Cidade propõe protocolo integrado que amplia atendimento a ribeirinhos impactados por cheias e vazantes

    8 de agosto de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    Lady Gaga lançará música inédita para a 2ª temporada de ‘Wandinha’

    4 de agosto de 2025

    Nasri do MAGIC! canta Bob Marley com Cidade Negra no Capital Moto Week e emociona o público

    2 de agosto de 2025

    #SextouMusical: Demi Lovato, Chappell Roan, Mari Fernandez, Carol Biazin e muito mais!

    1 de agosto de 2025

    Billie Eilish é acusada de racismo após declarações em show na Irlanda

    30 de julho de 2025
    Top 5

    Presidente Roberto Cidade propõe protocolo integrado que amplia atendimento a ribeirinhos impactados por cheias e vazantes

    By RSS

    “Wicked”: Gloria Groove faz história como Madame Morrible com ingressos quase esgotados

    By RSS

    Em defesa dos mais vulneráveis, Roberto Cidade propõe criação do Cadastro Estadual de Pacientes com Doenças Raras no Amazonas

    By RSS

    Faustão, de 75 anos, está internado no hospital Albert Einstein, em SP

    By RSS

    Philadelphia-Area SWE Sections Celebrate 75 Years of SWE

    By sakana1
    Gaveta De Notícia™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Gaveta de Notícias™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.