Resumo
- A Netflix encerrou o plano Básico no Brasil e começou a migrar os assinantes para o plano Padrão com Anúncios, que custa R$ 20,90/mês e inclui publicidade.
- O plano Padrão com Anúncios oferece conteúdo em Full HD (1080p), duas telas simultâneas e opção de download.
- Ele é cerca de 30% mais barato que o antigo plano Básico, que custava R$ 25,90 sem anúncios.
- A mudança gerou insatisfação entre usuários, que reclamam do aumento de publicidade e da obrigatoriedade de migrar para o novo plano com anúncios.
A Netflix decidiu acabar com o plano Básico no Brasil e começou a comunicar os consumidores sobre a migração em massa para o plano Padrão com Anúncios. Nas redes sociais, adeptos da plataforma de streaming se queixam da mudança, que coloca mais publicidade e intervalos comerciais nos filmes e séries.
A gigante do entretenimento começou a esconder o Básico em 2023 e confirmou em outubro do mesmo ano que iria finalizá-lo. Cerca de 12 meses depois, a Netflix finalmente colocou a estratégia em prática, para desespero de algumas pessoas.
De acordo com a plataforma, haverá uma economia de cerca de 30% com a adoção deste plano, que custa R$ 20,90/mês. Os atributos do plano Padrão com Anúncios incluem conteúdo em alta resolução (Full HD/1080p), duas telas simultâneas e possibilidade de fazer o download dos programas.
Existe uma notável diferença em relação à modalidade que está saindo de cena: o plano Básico previa vídeo em 720p por R$ 25,90, porém sem nenhuma exposição às publicidades que podem aparecer antes, no meio ou após o conteúdo audiovisual.
Reclamações na web
Os assinantes da Netflix já protestam contra a novidade. “Não me interessa virem com esse papinho de que é mais econômico. Eu pedi isso para vocês?”, desabafou uma pessoa de Balneário Camboriú (SC) no Reclame Aqui.
Outro cliente de Santa Maria (RS) lembra que “antigamente a Netflix prometia justamente um serviço com mais possibilidades em comparação aos canais fechados, que sempre obrigaram os consumidores a aceitar pacotes com conteúdos pré-definidos e enlatados”.
Globoplay também adota anúncios
O mercado de streaming está movimentado no Brasil. No começo desta semana, a Globo anunciou que o Globoplay passaria por uma reformulação de preços, com a chegada de um plano Padrão com Anúncios por R$ 14,90/mês.
Na ocasião, a diretora do serviço, Julia Rueff, disse que as novas assinaturas “respondem a uma necessidade do mercado do streaming” e que a estrutura refeita permite levar o Globoplay a mais pessoas.