Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    Populares

    Saiba quando o Tino Junior retornará ao ‘Balando Geral’, da Record Rio

    26 de julho de 2025

    UEA intensifica preparação para Vestibular e SIS durante o 2º aulão do Pré-Vest

    26 de julho de 2025

    Traição viral em show do Coldplay virou publi com a ex do vocalista, Gwyneth Paltrow

    26 de julho de 2025
    Trending
    • Saiba quando o Tino Junior retornará ao ‘Balando Geral’, da Record Rio
    • UEA intensifica preparação para Vestibular e SIS durante o 2º aulão do Pré-Vest
    • Traição viral em show do Coldplay virou publi com a ex do vocalista, Gwyneth Paltrow
    • Cariúcha fica aos prantos no Fofocalizando após saída do Leo Dias: “Um dia muito difícil”
    • ChatGPT terapeuta? CEO alerta que não há sigilo legal em conversas íntimas
    • Presidente Roberto Cidade reafirma compromisso com a dignidade e o cuidado à pessoa idosa no Amazonas
    • Microsoft testa rostinho amigável no Copilot
    • Affinity Group Spotlight: Technical Career Path AG July News
    domingo, 27 julho
    Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    • Famosos

      Bispo Geldi Batista ex de Isa Reis apresenta sua nova namorada

      3 de março de 2023

      Tati Zaqui: Conheça a trajetória de sua carreira que é um sucesso

      23 de fevereiro de 2023

      A vida amorosa de Juliana Caetano, a cantora mais sexy do forró

      16 de fevereiro de 2023

      Saiba porque os Yanomamis corre risco a sua sobrevivência

      15 de fevereiro de 2023

      Porque os franceses odeiam a série Emily em Paris.

      4 de janeiro de 2022
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Traição viral em show do Coldplay virou publi com a ex do vocalista, Gwyneth Paltrow

      26 de julho de 2025

      ChatGPT terapeuta? CEO alerta que não há sigilo legal em conversas íntimas

      25 de julho de 2025

      Microsoft testa rostinho amigável no Copilot

      25 de julho de 2025

      Fran Gil, Ludmilla, outros famosos e fãs se despedem de Preta Gil

      25 de julho de 2025

      Traição viral em show do Coldplay virou publi com a ex do vocalista, Gwyneth Paltrow

      26 de julho de 2025

      Fran Gil, Ludmilla, outros famosos e fãs se despedem de Preta Gil

      25 de julho de 2025

      Mateus Carrilho vê semelhanças com Bad Bunny: “Temos o estilo bem parecido”

      24 de julho de 2025

      Taylor Swift ganhará 13 estátuas de cera com 13 looks da “The Eras Tour” em 13 cidades

      23 de julho de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    Início » O feed do Instagram não é mais como antigamente
    o-feed-do-instagram-nao-e-mais-como-antigamente
    Tecnologia

    O feed do Instagram não é mais como antigamente

    RSSBy RSS15 de setembro de 20235 min de leitura
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    No ano passado, o Instagram mudou. Adam Mosseri, chefão da companhia, comunicou que vídeos curtos e recomendações estariam muito mais presentes na plataforma.

    As regras (não ditas) de estética no Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

    Houve reação de usuários descontentes, e até mesmo uma campanha pela volta dos bons e velhos tempos em que as fotos eram o principal apelo do aplicativo. Não deu em nada. O Instagram virou outra coisa e não olhou para trás.

    O motivo dessas mudanças é o TikTok. A plataforma chinesa mudou o jogo, capturando a atenção de usuários jovens de um jeito que sacudiu a Meta. Algo precisava ser feito, gostassem os mais saudosistas ou não.

    No entanto, explicar tudo a partir de decisões monocráticas de executivos seria um erro. As alterações também são resultado direto de como os usuários vêm se relacionando com o Instagram nos últimos anos. E, se quisermos entender essa dinâmica, basta olhar para o lugar onde tudo começou: o feed.

    Os profissionais tomaram conta

    No interessante artigo Social Media is Dead, publicado na Business Insider, as jornalistas Sydney Bradley e Amanda Perelli apresentam um quadro curioso: as pessoas estão postando menos no feed do Instagram.

    O motivo seria uma ruptura com a lógica mais básica de postagem na plataforma. Nos primeiros anos de funcionamento, o Instagram era um local que celebrava fotos espontâneas, não necessariamente bem produzidas. Pedaços do dia a dia de cada um.

    Nesse contexto, seguir alguém na rede tinha um aspecto de sociabilidade. Queríamos ver o que amigos e familiares andavam fazendo e postando. Porém, essa proposta foi mudando pouco a pouco.

    Bradley e Perelli apontam a chegada de recursos como filtros, hashtags e a possibilidade de salvar fotos de amigos como o início de tudo. Cada uma dessas funcionalidades, à sua maneira, mexia um pouco com aquela ideia inicial de espontaneidade.

    Agora, na hora de postar, você começava a se fazer mais perguntas. Qual filtro usar para deixar essa foto mais bacana? Quais hashtags inserir na legenda para que outros usuários a encontrem? Não é que antes todo mundo fosse 100% despretensioso na hora de postar, mas agora a plataforma sugeria uma curadoria maior do que você compartilhava no feed.

    O argumento das autoras é que o ambiente do feed acabou se tornando menos aberto a essas postagens mais naturais. E a chegada dos criadores de conteúdo e influencers à plataforma sacramentou essa tendência. O feed passava a ser dominado por fotos e vídeos super bem produzidos, onde a estética vale tanto — ou até mais — quanto o conteúdo.

    Resultado: usuários comuns, pessoas que antes compartilhavam as clássicas fotos de comida, passam a postar menos. O conteúdo mais profissional é o que reina nos feeds, e aquele intento original de acompanhar familiares e amigos foi perdendo seu sentido.

    Ou melhor: acabou indo para outros lugares.

    Stories, DMs e aplicativos de mensagens

    Voltemos a Adam Mosseri. No ano passado, em meio aos anúncios sobre mudanças no Instagram, o executivo compartilhou que usuários andavam usando mais os stories do que o feed para compartilhar fotos e vídeos. E que as DMs eram mais utilizadas que ambos para este fim.

    Essa mudança na forma de usar o Instagram diz muito sobre o cenário mais amplo das redes sociais. Em primeiro lugar, conteúdos mais fragmentados e curtos (stories) são os que prendem os usuários; por outro, a sociabilidade se desloca do feed (curtidas, comentários) para espaços mais fechados (DMs).

    Esse pode ter sido o destino de conteúdos mais simples, até mesmo bobos, que no passado talvez fossem parar no feed. Como comentamos no Tecnocast 304, muitos usuários não se sentem mais à vontade para postar esse tipo de coisa, já que todo o ambiente parece dominado por produções mais sérias e elegantes — estas, sim, dignas de atenção e engajamento.

    Assim, um meme é compartilhado por DM com um amigo ao invés de ir parar no feed. Ou então vai para grupos fechados em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, lugares mais “seguros” para esse tipo de conteúdo.

    O que o Instagram se tornou, então? Uma hipótese presente no artigo da Business Insider é que, em sua atual fase, e ecoando o que acontece com o TikTok, o Instagram se tornou uma plataforma voltada para o entretenimento. O aspecto social da rede social não está mais no centro.

    R.I.P. redes sociais?

    Como o próprio título do texto já indica, Bradley e Perelli parecem enxergar no fenômeno uma evidência do que certos analistas entendem como a morte das redes sociais.

    Esse discurso tem soado pelo menos desde o ano passado (chegamos a comentar a respeito em nossa retrospectiva de 2022 no Tecnocast). O entendimento é que, se uma rede não se propõe mais a privilegiar as interações humanas, o social se perde. Cria-se, então, outra coisa.

    O tão citado algoritmo também integra esse novo contexto, com cada rede empurrando sobre seus usuários publicações de pessoas que eles não seguem na esperança de gerar mais engajamento. Basta olhar o TikTok: sequer é necessário seguir ou adicionar amigos para receber por algum tipo de conteúdo.

    Ao tentar copiar esse modelo com o Reels, o Instagram confirmou que a mudança de paradigma. O que temos, portanto, são vídeos curtos sugeridos o tempo todo, e um feed lotado de belas fotos e vídeos super bem editados. Você vai querer mesmo postar essa foto de comida para todo mundo ver? Pense melhor. Ela é instagramável?

    Podemos não gostar, mas o modelo de interações sociais parece estar dando lugar ao de transmissão. E, por mais que usuários estejam postando menos, a perspectiva para o Instagram não é ruim. Uma rede onde influenciadores se sentem em casa provavelmente irá atrair anunciantes.

    Nossas fotos bacaninhas no feed podem ser até legais, mas, no fim do dia, não são elas que pagam a conta.

    Adam MosseriInstagramTikTokMetaWhatsAppTelegram

    Adam Mosseri Administração Analise de sistemas antigamente Bluetooth Ciência Ciência da computação como Comportamento Comunicação Dados digitais educação Engenharia feed Formação profissional geral Gestão da tecnologia da informação Indústria Informação Inovação Inovação tecnologia Instagram mais nÃo Processos da gerência de projetos Produção Programador Redação Revolução Serviço Sociedade Startup Tecnologia da informação Tecnologias da informação e comunicação Tiktok
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    Saiba quando o Tino Junior retornará ao ‘Balando Geral’, da Record Rio

    26 de julho de 2025

    UEA intensifica preparação para Vestibular e SIS durante o 2º aulão do Pré-Vest

    26 de julho de 2025

    Traição viral em show do Coldplay virou publi com a ex do vocalista, Gwyneth Paltrow

    26 de julho de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    #SextouMusical: Mariah Carey, Izzy, Maiara e Maraisa e muito mais!

    25 de julho de 2025

    Velório de Preta Gil reúne multidão no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

    25 de julho de 2025

    Velório de Preta Gil não terá trio elétrico; saiba detalhes

    23 de julho de 2025

    O rock perde uma lenda: mundo da música lamenta a partida de Ozzy Osbourne

    22 de julho de 2025
    Top 5

    UEA intensifica preparação para Vestibular e SIS durante o 2º aulão do Pré-Vest

    By RSS

    Traição viral em show do Coldplay virou publi com a ex do vocalista, Gwyneth Paltrow

    By RSS

    Presidente Roberto Cidade reafirma compromisso com a dignidade e o cuidado à pessoa idosa no Amazonas

    By RSS

    Affinity Group Spotlight: Technical Career Path AG July News

    By sakana1

    SWE on the Hill: Members Successfully Advocate for STEM RESTART Act Reintroduction

    By sakana1
    Gaveta De Notícia™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Gaveta de Notícias™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.