Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    Populares

    Anitta revela por que decidiu pausar a carreira internacional: “Eu não estava dando conta”

    6 de dezembro de 2025

    ‘Natal Itinerante’ chega ao bairro Zumbi, na abertura da programação nos bairros de Manaus

    6 de dezembro de 2025

    Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase na Copa do Mundo

    6 de dezembro de 2025
    Trending
    • Anitta revela por que decidiu pausar a carreira internacional: “Eu não estava dando conta”
    • ‘Natal Itinerante’ chega ao bairro Zumbi, na abertura da programação nos bairros de Manaus
    • Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase na Copa do Mundo
    • “Não apoio as interpretações”, Sydney Sweeney volta a se manifestar sobre campanha polêmica de jeans
    • Dois Homens e Meio: elenco completo, episódios mais famosos e curiosidades da série
    • Netflix anuncia compra da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões
    • Fusão entre Grupo GSV e JL Contabilidade cria gigante contábil às vésperas da Reforma Tributária de 2026 e movimenta o setor no Brasil
    • Rosalía vai na contramão de Bad Bunny e privilegia EUA em nova tour
    segunda-feira, 8 dezembro
    Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    • Famosos

      Dois Homens e Meio: elenco completo, episódios mais famosos e curiosidades da série

      6 de dezembro de 2025

      Netflix anuncia compra da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

      5 de dezembro de 2025

      Winona Ryder revela como buscou ‘inspiração trágica’ de papel dos anos 1990 para construir sua personagem em Stranger Things

      4 de dezembro de 2025

      Stranger Things: tudo sobre a série, elenco, história, curiosidades e por que continua fazendo sucesso

      2 de dezembro de 2025

      Quando nasceu Maria Alice, filha de Virgínia Fonseca e Zé Felipe?

      2 de dezembro de 2025
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Anitta revela por que decidiu pausar a carreira internacional: “Eu não estava dando conta”

      6 de dezembro de 2025

      “Não apoio as interpretações”, Sydney Sweeney volta a se manifestar sobre campanha polêmica de jeans

      6 de dezembro de 2025

      Rosalía vai na contramão de Bad Bunny e privilegia EUA em nova tour

      4 de dezembro de 2025

      Com data no Brasil, Rosalía anuncia a turnê mundial LUX 2026

      4 de dezembro de 2025

      Anitta revela por que decidiu pausar a carreira internacional: “Eu não estava dando conta”

      6 de dezembro de 2025

      “Não apoio as interpretações”, Sydney Sweeney volta a se manifestar sobre campanha polêmica de jeans

      6 de dezembro de 2025

      “Ela tem muito molho”, diz Rosalía sobre cantora mineira Marina Sena

      4 de dezembro de 2025

      Lily Allen lança pendrive em formato de plug anal e avisa: “Apenas para armazenamento”

      3 de dezembro de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Gaveta De Notícia™Gaveta De Notícia™
    Início » O feed do Instagram não é mais como antigamente
    o-feed-do-instagram-nao-e-mais-como-antigamente
    Tecnologia

    O feed do Instagram não é mais como antigamente

    RSSBy RSS15 de setembro de 20235 min de leitura
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    No ano passado, o Instagram mudou. Adam Mosseri, chefão da companhia, comunicou que vídeos curtos e recomendações estariam muito mais presentes na plataforma.

    As regras (não ditas) de estética no Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

    Houve reação de usuários descontentes, e até mesmo uma campanha pela volta dos bons e velhos tempos em que as fotos eram o principal apelo do aplicativo. Não deu em nada. O Instagram virou outra coisa e não olhou para trás.

    O motivo dessas mudanças é o TikTok. A plataforma chinesa mudou o jogo, capturando a atenção de usuários jovens de um jeito que sacudiu a Meta. Algo precisava ser feito, gostassem os mais saudosistas ou não.

    No entanto, explicar tudo a partir de decisões monocráticas de executivos seria um erro. As alterações também são resultado direto de como os usuários vêm se relacionando com o Instagram nos últimos anos. E, se quisermos entender essa dinâmica, basta olhar para o lugar onde tudo começou: o feed.

    Os profissionais tomaram conta

    No interessante artigo Social Media is Dead, publicado na Business Insider, as jornalistas Sydney Bradley e Amanda Perelli apresentam um quadro curioso: as pessoas estão postando menos no feed do Instagram.

    O motivo seria uma ruptura com a lógica mais básica de postagem na plataforma. Nos primeiros anos de funcionamento, o Instagram era um local que celebrava fotos espontâneas, não necessariamente bem produzidas. Pedaços do dia a dia de cada um.

    Nesse contexto, seguir alguém na rede tinha um aspecto de sociabilidade. Queríamos ver o que amigos e familiares andavam fazendo e postando. Porém, essa proposta foi mudando pouco a pouco.

    Bradley e Perelli apontam a chegada de recursos como filtros, hashtags e a possibilidade de salvar fotos de amigos como o início de tudo. Cada uma dessas funcionalidades, à sua maneira, mexia um pouco com aquela ideia inicial de espontaneidade.

    Agora, na hora de postar, você começava a se fazer mais perguntas. Qual filtro usar para deixar essa foto mais bacana? Quais hashtags inserir na legenda para que outros usuários a encontrem? Não é que antes todo mundo fosse 100% despretensioso na hora de postar, mas agora a plataforma sugeria uma curadoria maior do que você compartilhava no feed.

    O argumento das autoras é que o ambiente do feed acabou se tornando menos aberto a essas postagens mais naturais. E a chegada dos criadores de conteúdo e influencers à plataforma sacramentou essa tendência. O feed passava a ser dominado por fotos e vídeos super bem produzidos, onde a estética vale tanto — ou até mais — quanto o conteúdo.

    Resultado: usuários comuns, pessoas que antes compartilhavam as clássicas fotos de comida, passam a postar menos. O conteúdo mais profissional é o que reina nos feeds, e aquele intento original de acompanhar familiares e amigos foi perdendo seu sentido.

    Ou melhor: acabou indo para outros lugares.

    Stories, DMs e aplicativos de mensagens

    Voltemos a Adam Mosseri. No ano passado, em meio aos anúncios sobre mudanças no Instagram, o executivo compartilhou que usuários andavam usando mais os stories do que o feed para compartilhar fotos e vídeos. E que as DMs eram mais utilizadas que ambos para este fim.

    Essa mudança na forma de usar o Instagram diz muito sobre o cenário mais amplo das redes sociais. Em primeiro lugar, conteúdos mais fragmentados e curtos (stories) são os que prendem os usuários; por outro, a sociabilidade se desloca do feed (curtidas, comentários) para espaços mais fechados (DMs).

    Esse pode ter sido o destino de conteúdos mais simples, até mesmo bobos, que no passado talvez fossem parar no feed. Como comentamos no Tecnocast 304, muitos usuários não se sentem mais à vontade para postar esse tipo de coisa, já que todo o ambiente parece dominado por produções mais sérias e elegantes — estas, sim, dignas de atenção e engajamento.

    Assim, um meme é compartilhado por DM com um amigo ao invés de ir parar no feed. Ou então vai para grupos fechados em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, lugares mais “seguros” para esse tipo de conteúdo.

    O que o Instagram se tornou, então? Uma hipótese presente no artigo da Business Insider é que, em sua atual fase, e ecoando o que acontece com o TikTok, o Instagram se tornou uma plataforma voltada para o entretenimento. O aspecto social da rede social não está mais no centro.

    R.I.P. redes sociais?

    Como o próprio título do texto já indica, Bradley e Perelli parecem enxergar no fenômeno uma evidência do que certos analistas entendem como a morte das redes sociais.

    Esse discurso tem soado pelo menos desde o ano passado (chegamos a comentar a respeito em nossa retrospectiva de 2022 no Tecnocast). O entendimento é que, se uma rede não se propõe mais a privilegiar as interações humanas, o social se perde. Cria-se, então, outra coisa.

    O tão citado algoritmo também integra esse novo contexto, com cada rede empurrando sobre seus usuários publicações de pessoas que eles não seguem na esperança de gerar mais engajamento. Basta olhar o TikTok: sequer é necessário seguir ou adicionar amigos para receber por algum tipo de conteúdo.

    Ao tentar copiar esse modelo com o Reels, o Instagram confirmou que a mudança de paradigma. O que temos, portanto, são vídeos curtos sugeridos o tempo todo, e um feed lotado de belas fotos e vídeos super bem editados. Você vai querer mesmo postar essa foto de comida para todo mundo ver? Pense melhor. Ela é instagramável?

    Podemos não gostar, mas o modelo de interações sociais parece estar dando lugar ao de transmissão. E, por mais que usuários estejam postando menos, a perspectiva para o Instagram não é ruim. Uma rede onde influenciadores se sentem em casa provavelmente irá atrair anunciantes.

    Nossas fotos bacaninhas no feed podem ser até legais, mas, no fim do dia, não são elas que pagam a conta.

    Adam MosseriInstagramTikTokMetaWhatsAppTelegram

    Adam Mosseri Administração Analise de sistemas antigamente Bluetooth Ciência Ciência da computação como Comportamento Comunicação Dados digitais educação Engenharia feed Formação profissional geral Gestão da tecnologia da informação Indústria Informação Inovação Inovação tecnologia Instagram mais nÃo Processos da gerência de projetos Produção Programador Redação Revolução Serviço Sociedade Startup Tecnologia da informação Tecnologias da informação e comunicação Tiktok
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    Anitta revela por que decidiu pausar a carreira internacional: “Eu não estava dando conta”

    6 de dezembro de 2025

    ‘Natal Itinerante’ chega ao bairro Zumbi, na abertura da programação nos bairros de Manaus

    6 de dezembro de 2025

    Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase na Copa do Mundo

    6 de dezembro de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    Jason Derulo comanda o Palco Skyline com espetáculo pop e hits virais no The Town

    12 de setembro de 2025

    Morgan Wallen conquista 12ª semana no topo da Billboard 200 com ‘I’m the Problem’

    25 de agosto de 2025

    Lil Nas X compartilha prévias de faixas inéditas no Instagram

    21 de agosto de 2025

    Netflix anuncia data de lançamento da quinta temporada de Emily em Paris

    20 de agosto de 2025
    Top 5

    Anitta revela por que decidiu pausar a carreira internacional: “Eu não estava dando conta”

    By RSS

    ‘Natal Itinerante’ chega ao bairro Zumbi, na abertura da programação nos bairros de Manaus

    By RSS

    Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase na Copa do Mundo

    By RSS

    “Não apoio as interpretações”, Sydney Sweeney volta a se manifestar sobre campanha polêmica de jeans

    By RSS

    Dois Homens e Meio: elenco completo, episódios mais famosos e curiosidades da série

    By RSS
    Gaveta De Notícia™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Gaveta de Notícias™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.