Resumo
- O GPT-4 será desativado no ChatGPT em 30 de abril de 2025, mas continuará disponível via API para desenvolvedores.
- O modelo substituto será o GPT-4o, com melhorias em escrita, programação e resolução de problemas científicos, segundo a OpenAI.
- A OpenAI também pode lançar o GPT-4.1 na próxima semana, mas enfrenta desafios de infraestrutura, que já atrasaram o GPT-5.
A OpenAI anunciou que o GPT-4 deixará de estar disponível no ChatGPT a partir de 30 de abril de 2025. A partir dessa data, o chatbot com inteligência artificial passará a utilizar o GPT-4o — e novas versões já estão a caminho.
“Em comparações diretas, [o GPT-4o] supera consistentemente o GPT-4 em escrita, programação, problemas científicos e outras tarefas”, afirma a empresa no changelog do ChatGPT.
“Atualizações recentes ampliaram ainda mais a capacidade do GPT-4o de seguir instruções, solucionar questões e manter a fluidez nas conversas, tornando-o o substituto natural do GPT-4”, complementa a companhia.
Embora seja desativado no ChatGPT, o modelo continuará acessível via API, permitindo que desenvolvedores sigam utilizando essa alternativa em suas aplicações.
GPT-4.1 e novos modelos podem ser lançados em breve
A “aposentadoria” do GPT-4 reforça os rumores de que a OpenAI está prestes a lançar novos modelos. O engenheiro de software Tibor Blaho identificou que o ChatGPT já conta, em seu código, com referências ao o3, o o4 Mini e ao GPT-4.1 — este último, em variantes Nano e Mini.
Uma matéria publicada nesta quinta-feira (10/04) pelo Verge aponta que o o3 e o o4 Mini devem estrear nos próximos dias. Já o GPT-4.1 pode chegar a partir da semana que vem, embora ainda haja incertezas e risco de atrasos. A empresa tem enfrentado limitações de infraestrutura para desenvolver e disponibilizar suas novas soluções de IA generativa.
New ChatGPT web app version deployed just now (after midnight San Francisco time) adds mentions of “o4-mini”, “o4-mini-high” and “o3” pic.twitter.com/huz9XWQWGP
— Tibor Blaho (@btibor91) April 10, 2025
Por esse mesmo motivo, o GPT-5 não deve aparecer tão cedo. Sam Altman, CEO da organização, já declarou que ainda levará alguns meses para que o modelo esteja pronto. Por outro lado, ele garante que o desempenho superará as expectativas iniciais.
GPT-4 foi um marco na evolução do ChatGPT
O GPT-4 foi revelado em março de 2023, poucos meses após o surgimento da onda da IA generativa. Inicialmente, ele esteve restrito aos assinantes do ChatGPT Plus, mesmo quando o Copilot da Microsoft (então conhecido como Bing Chat) já oferecia o modelo em sua versão gratuita.
O grande diferencial do GPT-4 foi o suporte à entrada de imagens, abrindo espaço para usos mais diversos. Além disso, trouxe respostas mais precisas e com tom mais natural.
“O GPT-4 marcou um momento crucial no desenvolvimento do ChatGPT. Agradecemos os avanços que ele proporcionou e os comentários dos usuários que contribuíram para a criação de seu sucessor”, escreveu a OpenAI no changelog.
Com informações do TechCrunch e Engadget