Em entrevista para o programa “Na rua com a Suhai” no YouTube, Rodrigo Rateiro, empresário do ramo automotivo especializado em manutenção de BMW e Mini Cooper, compartilha dicas da melhor moto para quem vai viajar e pegar a estrada.
Ex-piloto de motocross, ele conta que cresceu dentro de oficina. “São 20 anos de oficina trabalhando desde 12 anos de idade. Meu pai era apaixonado por motores, motos, carros e meus presentes de criança eram miniaturas de motos e carros. Com quatro anos ganhei minha primeira “motinha” e hoje posso dizer que entendo muito do assunto”, diz Rodrigo Rateiro.
Na conversa com o apresentador, Rodrigo fala sobre sua aventura realizada durante a “Viagem Tríplice Fronteira”. A ideia começou com um grupo de 30 amigos que combinou uma viagem de moto de São Paulo à Argentina, porém, um dos integrantes sofreu um acidente e a maioria acabou desistindo. Como já tinha reservado hotel, organizado compromissos e a rotina da oficina para sua ausência, decidiu manter a viagem com mais três amigos.
Segundo o empresário, foi uma viagem de 3 mil quilômetros. “Saímos de São Paulo quinta e voltamos domingo. O primeiro destino foi Foz do Iguaçu, em seguida Paraguai e por último Argentina. Fizemos muitas fotos, conhecemos restaurantes, mas também tivemos que enfrentar alguns perrengues. Eram quatro motos zero km, mas isso nunca foi garantia de não acontecer imprevistos. Uma das motos, ao mudar de faixa, bateu naquelas “tartarugas” na pista murchando o pneu. Sorte que eu tinha um kit de reparo e consegui consertar”, lembra o empresário.
Para viagens mais longas, Rodrigo indica uma moto com capacidade de carga. Experiente, ele alerta que sem suporte para bagagem, o motoqueiro vai ter que levar uma mochila nas costas e o ideal seria um baú. “Nessa viagem rodamos 1500 km na ida. Você precisa da moto certa para facilitar sua viagem carregando na bagagem comida, combustível, pneu, etc. Quem vai pro Atacama roda 20 mil km e leva até barraca para ficar um mês fora de casa. Por isso precisa de uma moto com autonomia, conforto e dirigibilidade”, completa Rodrigo Rateiro.
Outro ponto da entrevista foi sobre segurança. “Equipamentos como baú, para-brisa, pneus cravo, proteções laterais, farol de milha e protetor de mão, são fundamentais em uma viagem. O condutor usa macacão, bota, jaqueta, capacete e isso pesa 15 quilos. O baú leva toda a bagagem proporcionando mais conforto, sem mochila nas costas, evitando desgaste desnecessário. O farol de milha ajuda na parte de segurança permitindo avistar a moto cerca de 2 km de distância na estrada”, finaliza Rodrigo.
Link do programa para ver a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=k1U59uphoIA
Para acompanhar mais sobre a trajetória de Rodrigo Rateiro seu Instagram é https://instagram.com/rrateiro?r=nametag e seu canal do Youtube https://youtube.com/channel/UCzFekxxZouhm6Y-_gkV5hlQ