A cantora Rosalía foi vista, nesta quinta-feira (7), fazendo um trabalho voluntário na cidade de Valência, na Espanha. Ela entregava comida para pessoas que foram afetadas por tempestades que arrasaram a região em um fenômeno climático conhecido como Depressão Isolada em Níveis Altos (DANA, no original em espanhol).
A tragédia, que em poucas horas registrou cerca de 500 milímetros de chuva por metro quadrado — o equivalente ao esperado para o ano inteiro — deixou cerca de 240 mortos e perdas incalculáveis. Nas imagens, Rosa, que usa máscara, fala com pessoas desabrigadas enquanto oferece mantimentos.
Rosalía repartiendo alimentos hoy a los afectados por la DANA en Valencia. pic.twitter.com/EWSAbryKFL
— MOTOMAMI TOUR (@MOTOMAMlTOUR) November 7, 2024
Conforme a BBC, a DANA é “um fenômeno em que uma massa de ar polar muito fria fica isolada e começa a circular a grandes altitudes (entre 5.000 e 9.000 metros), longe da influência da circulação atmosférica. Depois, ao colidir com o ar mais quente e úmido que costuma estar no Mar Mediterrâneo, gera fortes tempestades, especialmente no final do verão boreal e no início do outono, quando as temperaturas marítimas estão mais elevadas”.
É isso o que permite que as nuvens de tempestade se formem, instigadas pelos ventos que atingem áreas mais altas e também se elevam.