Quentin Tarantino estará de volta nas telonas para uma última vez. Segundo a revista especializada em cinema, The Hollywood Reporter, o diretor começou a produzir o último filme de sua carreira.
De acordo com a publicação, o cineasta já tem o roteiro finalizado e começou a dar andamento em reuniões com estúdios para produção e distribuição.
Detalhes sobre a produção, que está sendo intitulada como ‘The Movie Critic’ até o momento, estão sendo mantidos sob sigilo, é claro, mas fontes da publicação indicaram que a história se passará no final dos anos 70 e será centrada em uma personagem feminina.
O Hollywood Reporter, também, aponta que é possível que o roteiro seja inspirado em Pauline Kael, uma das mais influentes críticas de cinema de todos os tempos. A profissional, que faleceu em 2001, além de ser crítica, era escritora e ficou conhecida por suas discussões inflamadas com editores e cineastas.
No fim dos anos 70, Kael trabalhava como consultora para a Paramount Pictures. O período coincide com o que se passa a história de Tarantino, conhecido por seu imenso respeito pela crítica, portanto, faz sentido que a mesma seja o objeto central de seu roteiro.
Há anos, o cineasta anunciou que pretendia fazer apenas um certo número de filmes, dizendo que iria dirigir apenas dez produções ou, simplesmente, que gostaria de se aposentar aos 60 anos, o que completou no último mês. Além disso, descontando o fato de que ‘Kill Bill’ possui duas partes, o diretor possui nove créditos de direção no currículo.
Apesar de seus planos para se retirar da cena do cinema, Tarantino já demonstrou interesse em continuar trabalhando na indústria do entretenimento, apontando, em entrevistas, que poderia dirigir séries limitadas ou peças teatrais. Em 2021, o diretor publicou seu primeiro livro, ‘Once Upon a Time in Hollywood’, baseado no filme de 2019, indicado a 10 Oscars.
Caso seja mesmo a última produção de sua filmografia, é provável que Tarantino faça diversas autorreferências e volte a trabalhar com rostos carimbados de seus filmes, como Samuel L. Jackson e Christoph Waltz.