Expansão bilionária no setor de biotecnologia
A BioGenTech, startup brasileira de biotecnologia especializada na produção de insumos para a indústria farmacêutica, anunciou nesta quarta-feira (5) a captação de R$ 500 milhões em uma rodada de investimentos liderada pelo fundo norte-americano Quantum Ventures, com participação do BNDES e do fundo soberano de Abu Dhabi. O montante será usado para construção de uma nova fábrica em Hortolândia (SP) e contratação de 300 profissionais, majoritariamente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
Fundada em 2018 por um grupo de pesquisadores da Unicamp, a BioGenTech desenvolve enzimas e proteínas recombinantes utilizadas na fabricação de medicamentos biológicos, como anticorpos monoclonais e hormônios. A empresa tem parceria com o Instituto Butantan e com a Fiocruz, e seus produtos são exportados para países como Estados Unidos, Alemanha e Singapura.
Segundo a CEO, Dra. Ana Luiza Mendes, a expansão visa atender à crescente demanda global por insumos nacionais, impulsionada pela política de redução de dependência externa do governo federal. Queremos consolidar o Brasil como polo de referência em biotecnologia, gerando emprego e renda de alta qualidade
, afirmou.
A nova fábrica terá capacidade de produzir até 10 toneladas de proteínas recombinantes por ano, o que representa um aumento de 300% na capacidade atual. Além disso, a BioGenTech pretende inaugurar um centro de inovação em parceria com a Unicamp, focado em edição genética e terapia celular.
O investimento foi elogiado pelo ministro da Saúde, que destacou a importância de fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O mercado reagiu positivamente, com ações de empresas do setor farmacêutico subindo na B3.

